segurança

Mensagem
Autor
ciclista
kayaker master
Registado: sábado out 17, 2009 7:20 pm
Contacto:

segurança

#1 Mensagem por ciclista » segunda mai 12, 2014 9:03 pm

Caros amigos,

Não sei se é do vosso conhecimento mas existe um sistema de segurança de localização por satélite que penso ser fornecido pela marinha.

O sistema em questão é o fornecido para os surfistas do kite-surf, motas de agua e outros desportos do género e também nós o podemos usar, é uma braçadeira que se usa no braço, monitorizada por satélite directamente para o centro de busca e salvamento da Marinha!

Os senhores do centro, agradece mesmo que os mantenhamos informados sobre as nossas saídas para o mar, pois assim será muito mais fácil em caso de algum imprevisto o nosso resgate, atenção que embora não tenhamos qualquer autorização para as nossas saídas, estes senhores nada vão interferir com as nossas aventuras.

Eles tem conhecimento, que muitas vezes nos fazemos ao mar sem qualquer informação com o objectivo de não sermos proibidos ou mesmo autuados.

Este sistema não requer qualquer registo da embarcação, porque o sistema em si é para a vida humana e nada interessa para a embarcação, a mesma até pode estar em perfeitas condições mas o seu tripulante não...

Este é mais um dos sistemas de localização que irei usar na volta ibérica, embora tenha o spot nunca é de mais!

Para terminar, informo que irei ter uma reunião na próxima quarta-feira pelas 17:30, com um dos oficias chefes do centro de busca e salvamento sobre a volta ibérica, ele ira me colocar a par de todo o funcionamento do sistema, deixo assim para mais tarde alguma informação adicional sobre este sistema :Good

maritimus
Moderador
Registado: quinta fev 26, 2009 8:48 pm
Contacto:

Re: segurança

#2 Mensagem por maritimus » segunda mai 12, 2014 9:34 pm

Relativamente a este assunto, vão-me desculpar mas estou ceptico em relação às boas intenções da referida autoridade.
Pelo que eu tenho visto e sabido até agora, tudo indica que a melhor solução em Portugal é tentar passar despercebido e com o menor chinfrim possível.

Continuo a ter a opinião de que existe uma diferença abismal de atitude e actuação entre o salvamento marítimo português e o Galego (com G grande) onde o 1º apenas parece servir para autuar, enquanto que o segundo não só serve para nos ajudar em caso de necessidade, como inclusive prepara exercícios onde nós temos um papel activo na busca costeira, e nunca desprezando algum tipo de experiência que possamos partilhar com eles.

A imagem que nós kayakers temos junto do S.M.Galelo é excelente e muito reconhecida. Nós junto do s.m.pt parece sermos de potenciais colaboradores coercivos da receita do estado, que insistem em navegar numas canoas que eles próprios (s.m.) não sabem muito bem para que servem e o que fazer com elas.

Desculpem, mas dificilmente mudarei de opinião.
ᓴᐃᒧ

Imagem

ciclista
kayaker master
Contacto:

#3 Mensagem por ciclista » segunda mai 12, 2014 10:19 pm

Zé, compreendo e partilho da tua opinião!!!

Mas... estes senhores pelo que me deram a entender vivem do sucesso dos salvamentos, se eles souberem onde estamos é sempre mais fácil a prevenção do que o factor surpresa.

Hoje falei duas horas ao telemóvel com um dos responsáveis máximos deste centro, atenção que para já penso que teremos de continuar a passar despercebidos, mas este oficial, no que compete a sua "instituição" está de braços abertos para nós ajudar, e já tem factos positivos e historia para contar numa expedição que está neste momento a decorrer de um português e da qual eu estou por dentro!

De qualquer forma vamos aguardar por quarta-feira, depois virei aqui tentar esclarecer o que realmente se pretende e até onde poderemos ir!

sem te identificar Zé, ou mesmo a este forum, não terei problemas nenhuns em expor a tua opinião e a excelente relação que existe com os nossos colegas galegos com as autoridades espanholas, quem sabe assim começamos a abrir portas que até agora tem estado fechadas :)

Sinceramente vi uma grande abertura por parte deste senhor, vamos aguardar, tudo farei para que no futuro possamos ter um melhor reconhecimento por parte destas autoridades ;)

maritimus
Moderador
Contacto:

#4 Mensagem por maritimus » segunda mai 12, 2014 10:22 pm

Podes identificar à vontade, sem te esqueceres de referir que o meu nome é Jose Higgs. Este forum é publico e para consulta, e traduz (penso eu) a comunidade de kayakers de mar portugueses.

Poderá haver uma grande abertura por parte desse sr. não duvido. Mas é bom que não te esqueças que depois é o sistema que vai atrapalhar tudo.

Sigo com a mesma opinião. :|
ᓴᐃᒧ

Imagem

ciclista
kayaker master
Contacto:

#5 Mensagem por ciclista » segunda mai 12, 2014 10:26 pm

Quarta-feira falamos Zé ;)

maritimus
Moderador
Contacto:

#6 Mensagem por maritimus » segunda mai 12, 2014 10:38 pm

Certo. Mas podes ter a certeza que nós, independentemente das conversas que possas vir a ter, vamos continuar a apostar no nosso próprio programa de formação em segurança e auto-resgate, que é o que realmente nos tem valido até hoje.
ᓴᐃᒧ

Imagem

ciclista
kayaker master
Contacto:

#7 Mensagem por ciclista » segunda mai 12, 2014 11:00 pm

Agradeço mesmo que continues e que me vás passando alguns dos teus conhecimentos, muitas das "regras" que sei aprendi contigo e com o PFR e outras com o Rui Calado!

Tenho a perfeita noção que deveria apostar mais na minha formação alem fronteiras, mas infelizmente a minha dedicação aos meus projectos não me tem permitido mais (€€€) não sinto que não esteja preparado, mas sinto que tenho quase tudo para aprender no que toca a formação!

Por isso vai lá gastar os euros e o tempo a trabalhar na evolução para depois ensinares mais umas dicas ;)

maritimus
Moderador
Contacto:

#8 Mensagem por maritimus » segunda mai 12, 2014 11:12 pm

Não precisas de gastar muitos €s. Podes começar por ler o nosso Guia prático de kayak de mar, assim como o nosso folheto sobre segurança básica em kayak de mar, onde existe muita informação sobre este tema.

Guia pratico

Seguranca basica
ᓴᐃᒧ

Imagem

ciclista
kayaker master
Contacto:

#9 Mensagem por ciclista » terça mai 13, 2014 7:55 am

Já li Zé, inclusive tenho essa documentação toda comigo cedida por um elemento aqui do forum que me fez o favor de enviar por email ;)

ciclista
kayaker master
Contacto:

#10 Mensagem por ciclista » terça mai 13, 2014 2:59 pm

Nunca é demais ler e reler de novo, é o que tenho estado a fazer, esta excelente e vou continuar a ler ;)

Responder