KAYAKdeMARpt

kayak de mar - Portugal
Data/Hora: sexta nov 24, 2017 11:08 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Kaiak Goltziana
MensagemEnviado: segunda jun 22, 2015 9:54 am 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Registado: segunda jun 22, 2015 9:28 am
Bons dias!

Não haja dúvida que os fóruns são e hão-de continuar a ser das "coisas" mais interessantes da Internet!

Depois de ter começado no Forúm Transalp (quando tinha a Honda TRansalp) e depois pelo fórum do GAPE (Grupo de Amigos da Pan European), decidi dedicar-me às actividades náuticas e e tenho andado a pensar adquirir um Kayak.

Este fim de semana vi um (https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=5623394E) que me agradou mas confesso que nao encontrei grande informação sobre ele (modelo, vantagens, desvantagens, preço...)

Será que consigo obter ajuda por aqui?

Abraço e boas pagaiadas

Moi Même

Assunto da Mensagem: Re: Kaiak Goltziana
MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 10:10 am 
Desligado
kayaker master

Registado: domingo mar 01, 2009 10:16 pm
Bom dia "Moi Même"
O SOT (Sit On Top) da foto vem cheio de autocolantes da Goltziana, mas, nota-se na proa de bombordo. entre os autocolantes da Camel e da Goltziana, um negativo no plástico onde, suponho, terá estado a marca original.
A Goltziana, antigamente, comercializava cayaques da Necky mas consultei a página deles: https://www.google.pt/search?q=kayaks+N ... d=0CDQQsAQ e actualmente não aparece nenhum modelo idêntico.
Não consegues obter, junto de quem te vende, info sobres a marca? Desse modo, a busca do modelo seria fácil.
No antigo forum dos Amigos da Pagaia existia muita informação sobre SOT's mas perdeu-se na tramsição para o novo forum. Agora só lá consta um tópico sobre escolha do tipo de cayaque: http://www.amigosdapagaia.org/viewtopic.php?f=18&t=90 e faço esta referência porque, será mesmo este tipo de "cayaque" que pretendes?
Os SOT's, por onde se iniciaram muitos canoitas, são apropriados para descidas de rios (tipo I), passeios em albufeiras e no mar muito junto ás praias. Existêm outros modelos, e tb os de pesca, com desenho de casco que permite serem mais rápidos e aguentarem mais mar; contudo serão sempre mais lentos que os de mar (ou travessia) onde este forum se enquadra.
Se as tuas actividades nauticas são as que referi, o modelo da foto é suficiente mas os bidons não te dão um bom apoio de costas. para esse efeito, existem uns apoios amoviveis, em nylon, que se adquirem, baratos, na Decathlon.
Não pude ajudar muito, mas serás sempre benvindo a este forum.
Bons passeios

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 1:23 pm 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Oi Mistral!

Pois, o objectivo do caiaque é fazer uns passeios na ria formosa, ir de faro até à ilha deserta ou ilha do Farol, visitar umas grutas em Lagoa e Lagos e eventualmente fazer uma ou outra pesca...

Não percebo quase nada de caiaques (a não ser que há uns rígidos e outros insufláveis)... mas no entanto este parece-me simpático e com capacidade de carga suficiente para um fim de semana nas ilhas!

Acredito que não seja o caiaque mais recente ou melhor do mundo, mas gostaria de tentar saber mais sobre ele!

O dono disse-me que era o Goltziana Touring, mas procurando na net nao encontrei nada sobre ele...

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 2:28 pm 
Desligado
Moderador

Registado: quinta fev 26, 2009 8:48 pm
Boas.
É natural não teres encontrado qualquer info sobre um goltziana touring, pois isso foi coisa que nunca existiu.
Esse kayak, ou melhor dito, SOT (Sit on Top) penso que seja um DAG cujo modelo também já não é fabricado, mas que foi comercializado/importado pela goltziana à uns anos atrás. O modelo actual desse SOT é chamado de Tribal, mas está de tal maneira diferente que penso não terá nada a haver com o da foto.
Foi pena terem tirado o logotipo da marca que estava no kayak e acabavam-se as duvidas sobre o modelo.

Lamento mas, e penso que talvez possa falar pela maioria do forum, nós aqui não percebemos muito desse tipo de embarcações - SOT's.
Esse SOT tal como o Mistral escreveu, serve principalmente para se brincar junto da costa com a família e com mar calmo sem vento, em rios de fraca corrente e albufeiras. No entanto a versão de um só lugar dos SOT's foi em tempos utilizado para fazer surf. - viewtopic.php?f=9&t=22
Não quer dizer que ele não vá onde os outros kayaks de mar vão. Apenas quero dizer que se o quiseres fazer prepara-te para sofrer um (grande)bocado.

Se o objectivo é ficar pela parte interior da Ria de Faro, pois é perfeito para a finalidade em questão. No entanto sair para Lagos/portimão e fazer as grutas - viewtopic.php?f=9&t=1068 ,Bom... para isso eu pessoalmente talvez preferisse sair noutro tipo de embarcação pois assim estaria muito mais à vontade, seguro e sem limitações, pois o mar nem sempre é liso ou fica calmo.

Nâo sei se ajudei ou baralhei mais, no entanto desejo-te uma boa compra.

Imagem

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 3:53 pm 
Desligado
kayaker regular

Registado: terça jul 12, 2011 11:29 am
Boas moi_meme, isto dos kayak´s é muito subjectivo, o ideal para uns não o é para outros, tudo depende do que se pretende fazer e qual o principal uso que lhe vamos dar. Não existe um kayak que sirva para todas as finalidades. Para pesca é uma coisa, para passear e com capacidade de carga é outra. Se quiseres e uma vez que somos "vizinhos" podes testar uma coisa um pouco diferente mas que serve para muita coisa. Tenho este menino para venda http://loule.olx.pt/kayak-goltziana-mar ... -480820450 e podemos combinar uma saída no fds para o testares e ficares com uma noção do que é este tipo de kayak. Serve bem para autonomias pequenas, passeios nas grutas e na ria, já para pesca não é o mais indicado.

Cumprimentos

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 4:38 pm 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Boa tarde Maritimus!

Obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos! Quanto a ajudares ou baralhares... bom, para quem nao sabe quase nada, toda a informação é vital! :)

Efetivamente o principal objectivo é ter uma mobilidade em casal na Ria Formosa, quer na zona de Faro, quer em Tavira, Cabanas e por estas bandas. No que respeita a mar, serão muito poucas as vezes que (à partida) ele irá entrar, e quando for será sempre relativamente perto da costa. O atual dono referiu que a parte de baixo do caiaque funciona tipo catamaran, ou seja, em vez de ter uma quilha, o fundo tem duas quilhas, o que (segundo ele) aumenta a estabilidade e o conforto. Qual a tua opinião acerca disto?

Já agora, tens alguma noção do valor justo para um caiaque deste género e com esta idade?

Abraço

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 4:42 pm 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Boa tarde marcocab!

Eh pa, essa teu caiaque tem muito bom aspeto! No entanto ando a procura de algo "mais familiar" para mim e para a minha "gestora de conta" (ou patroa, ou mulher... como queiras chamar ;) ) e o teu parece-me que só leva 1 pessoa, certo?

Mas desejo-te boa sorte na venda! E quem sabe ainda nos encontramos de pagaia na mão um destes dias! ;)

Abraço

MensagemEnviado: terça jun 23, 2015 8:06 pm 
Desligado
kayaker regular

Registado: terça jul 12, 2011 11:29 am
moi_meme Escreveu:
Boa tarde marcocab!

Eh pa, essa teu caiaque tem muito bom aspeto! No entanto ando a procura de algo "mais familiar" para mim e para a minha "gestora de conta" (ou patroa, ou mulher... como queiras chamar ;) ) e o teu parece-me que só leva 1 pessoa, certo?

Mas desejo-te boa sorte na venda! E quem sabe ainda nos encontramos de pagaia na mão um destes dias! ;)

Abraço

Sim o meu é de um lugar apenas. No meu caso quando levo a familia a andar de kayak, e como isso é quase uma coisa rara, opto por alugar um kayak desse género que referes, no clube da Praia de Faro. Basta fazeres a ficha de inscrição e por cada utilização pagas 2,5€ por pessoa. Tanto pode ser em kayak individual como duplo ou triplo, que o preço é sempre por pessoa e tem o material todo incluído. Aconselho-te a explorar esta opção. Se a familia for com regularidade justifica a compra, caso contrário o aluguer é opção a considerar.
Os kayak´s que eles têm disponiveis são semelhantes ao que queres comprar, por isso podes sempre experimentar um desses para veres como se comporta.

MensagemEnviado: quarta jun 24, 2015 10:07 am 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Bom dia!
Certo... conheço bem o Centro Náutica da Praia de Faro. Já tenho o curso de kayak, SUP e Windsurf (todos nível I), e também já fiz algusn dos passeios que eles organizam ao domingo de manhã.
O único senão e é o que me está a levar a ponderar a compra é poder ir até às ilhas de caiak, enquanto na ilha apenas posso pagaiar em zona de vista a partir do centro náutico!

Mas continuo sem perceber muito bem qual é o valor justo a pagar por este caiak! Alguma ajuda/palpite?

MensagemEnviado: quarta jun 24, 2015 7:34 pm 
Desligado
kayaker amador

Registado: sexta jul 08, 2011 10:17 am
Moi_meme, conhecendo bem esse percurso que queres fazer diria para ires para outro tipo de kayak, pelo menos em certos dias acho que com esse kayak vais-te arrepender de ter saído de casa ;) Não será de todo um passeio agradável.

O valor justo é difícil de dizer, só sabendo mais dados, o preço em novo, idade, etc. Mas posso-te dizer que vendi um SOT de dois lugares no ano passado por 450€, mas era um modelo mais avançado que esse, mais comprido, mas rápido, etc. Sinceramente não dava tanto por esse, mas isso é so a minha opinião.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal