KAYAKdeMARpt

kayak de mar - Portugal
Data/Hora: quarta jun 28, 2017 7:14 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 2015.08.30 Algés - Alverca ?
MensagemEnviado: terça ago 25, 2015 6:02 am 
Desligado
kayaker profissional

Registado: segunda jul 27, 2015 6:38 pm
No Domingo 30 Agosto vai haver baixa-mar de 0.1m as 10h05 e preia mar de 4.4m as 16h40.

Estas mega marés aproveitam-se ou também dão ondas grandes no rio Tejo ?

Podia ser uma boa oportunidade para se fazer uma subida valente do Tejo...

Assunto da Mensagem: Re: 2015.08.30 Algés - Alverca ?
MensagemEnviado: terça ago 25, 2015 8:19 pm 
Desligado
kayaker profissional

Registado: domingo mai 17, 2015 9:46 pm
Boas!
Eu estou interessado em algo à volta disso... experimentar o Tejo...
Agora subida valente é que é algo que não sei... (limite de forma física baixa :) )

MensagemEnviado: quarta ago 26, 2015 7:30 am 
Desligado
kayaker profissional

Então proponho uma saida mais suave (a minha esposa tb esta mortinha por experimentar o K1 novo) na zona do Seixal.
Penso levar tb o K2 (alem do K1) porque um amigo nosso quer experimentar, se trouxeres os teus sobrinhos eles tb podem dar uma volta no K2 antes ou depois do nosso passeio maior enquanto a minha esposa testa o K1.
O único problema sao as marés bastante pronunciadas este Sab/Dom (~4m amplitude) o que torna impossivel uma saída na Baixa Mar (de manha na hora de menos vento) porque aquela parte do rio fica muito baixa e estamos sempre a encalhar.
A Preia Mar vai ser só ~16h00 hora a que já se costuma fazer sentir algum vento do efeito das brisas maritimas, mas a partir das 14h ja deve estar navegavel.
Podemos subir o braço do rio até Coina e voltar com a vazante ou ir fazer uma visita ao centro nautico da Amora ver se há Kayakers activos por lá.
Se o resto da familia quiser ficar a fazer praia podemos ir antes para a ponta-do-mato que tem areal mais extenso e está mais longe da poluição dos barcos do Seixal/Barreiro.

MensagemEnviado: quarta ago 26, 2015 12:36 pm 
Desligado
kayaker profissional

Hmmmm...
Previsões de vento para fim-semana não me agradam: >20kph quer Sab quer Dom após as 14h e marés baixas demais até 12h30.
Fica uma janela de oportunidade para navegar demasiado curta para merecer a deslocação.

Talvez este não seja o fim semana mais indicado para ir kayakar para o Seixal.

MensagemEnviado: quarta ago 26, 2015 3:56 pm 
Desligado
kayaker profissional

Registado: domingo mai 17, 2015 9:46 pm
Bem... acabei de descobrir que tenho compromisos Domingo depois das 14h, pelo que só tenho realmente a manhã livre.
Por outro lado chegou-me aos ouvidos que a ponta-do-mato está pejada de ciganos nesta altura do ano...
Amanhã já dará para ver melhor as previsões...

MensagemEnviado: quinta ago 27, 2015 1:35 pm 
Desligado
kayaker profissional

Outra possibilidade (para Sabado) seria aproveitar a mega maré (4m amplitude) enchente a partir das 09h15 e cheia as 15h35 com «O coeficiente de marés será 108 (muito alto). Com este coeficiente tão alto teremos grandes marés e também as correntezas serão muito notórias» para fazer Setubal -> Alcacer do Sal com corrente e vento a favor.
Ao contrario do percurso Alges -> Alverca, no Setubal->Alcacer mesmo com vento NW a entrar a partir das 14h nunca o temos de frente.
Com (pelo menos) 2kph de corrente a favor +5kph da nossa velocidade média faziamos os 43km nas 6h30 da maré enchente.
Mesmo que não haja condutor disponivel para as recolhas pode-se ir deixar primeiro um carro a Alcacer, cedo o suficiente para não comprometer a partida ~09h00.

MensagemEnviado: quinta ago 27, 2015 4:52 pm 
Desligado
Monitor

Registado: sábado mar 21, 2009 11:32 am
Boas.

Está a fazer um ano que subi o Sado pela primeira vez.
É um percurso monótono e longo que se faz com facilidade moderada, aliando o vento e a maré, sendo no entanto prejudicado pela inacessibilidade nas margens que estão sempre com muita lama, apesar da maré a encher.
O único ponto que encontrámos para descanso e reabastecimento, foi numa das sapatas do encontro da ponte ferroviária.
Deixo o filme do passeio para terem uma ideia, porque penso que é um percurso para se fazer uma vez.

António Macau

MensagemEnviado: quinta ago 27, 2015 7:54 pm 
Desligado
kayaker master

Registado: sábado out 17, 2009 6:20 pm
Quando fiz esse trajecto com o Rui Guerra fizemos uma paragem numa ultima ilhota que existia ainda na zona larga do Sado, nessa altura a ponte do comboio ainda estava em construção!

Acho um passeio muito porreiro mas com esse pequeno problema de não ter margens em condições para se poder parar e descansar um pouco e comer!

https://www.facebook.com/nuno.pereira.patinagem?ref=hl

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited