KAYAKdeMARpt

kayak de mar - Portugal
Data/Hora: terça dez 12, 2017 8:24 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça abr 29, 2014 1:27 pm 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Registado: domingo abr 20, 2014 11:01 pm
Boa tarde,

Recentemente efectuei a encomenda de um kayak de mar de 5,45m. O meu veículo tem 4,23m de largura.
Pelo que estive a ver na net as indicações são para que, quando a carga ultrapassa os limites do veículo, a mesma não deve ultrapassar 550mm para além da dianteira do veículo e 450mm da traseira do veículo (para além dos paineis P1 que é necessário colocar).

Gostaria de saber se têm conhecimento se esta legislação ainda se mantém.
No meu caso, caso a legislação se mantenha, os limites são ultrapassados em 22mm. Nesse sentido sabem que necessito de ter alguma autorização especial para esse efeito (já ouvi falar de umas autorizações anuais de circulação).

Obrigado pela ajuda.

MensagemEnviado: quarta abr 30, 2014 5:12 pm 
Desligado
Moderador

Registado: quinta fev 26, 2009 8:48 pm
Boas e bem vindo ao forum Ricapires

Oficialmente:
A legislação mantém-se. Apenas um reparo, placa a usar não é a P1 mas sim a P2.teríamos de usar 1 à frente e outra a trás, e as medidas referidas na tua mensagem são as correctas.

Na Prática:
Nunca a policia autuou alguém por não respeitar as tais medidas. Como exemplo, costumo referir o facto de ter passado já nas barbas deles com um K3 de 6,50mt em cima do carro, assim como conheço quem tenha sido parado por os kayaks de 5,45 estarem mal apertados e quase a cair do Golf.

No teu caso até seria muito problemático provar que estás fora dos limites máximos por 2 cms pois eles teriam de ter aparelhos de medida q medissem exactamente a perpendicular ao solo a partir do extremo do kayak.
Penso q se fores parado, tudo vai depender de como a conversa vai decorrer.

O importante é sempre levar o kayak fixo em 6 pontos, e a P2 colocada a trás. ( Conheço quem tenha sido parado pela ausência da P2 e levava um ctrek de 5,70)

Link para a legislação em vigor, onde podes consultar quase tudo referente ao nosso Hobbie:
viewforum.php?f=17

Bem-vindo, e descontrai relativamente a este assunto. De certeza q não terás problemas.

Imagem

MensagemEnviado: quarta abr 30, 2014 6:27 pm 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Antes de mais obrigado pelas boas vindas e para resposta à minha mensagem.

Entretanto obtive informação junto do IMTT, que me confirmou o que indicaste, relativamente às medidas limite que colocam um veículo na categoria de isento (n.º 1 do artigo 13.º da Portaria 472/2007).

No meu caso estou fora dos limites por 22cm (o kayak tem 5,45m e a mina viatura 4,23m) e como a policia/brigada nesta altura de crise anda a "apertar" a nivel de multas, estava com receio de ter azar. Eu realmente também acho que é complicado ser multado por apenas ter mais 22cm do que é permitido por lei mas nunca se sabe... e realmente tens razão, tudo vai depender sempre da conversa que se tenha com o agente da autoridade. A sugestão do IMTT foi comprar um veículo novo ou um atrelado.

Obrigado pela correcção relativamente ao tipo de placa a utilizar. Uma duvida, estive a consultar a net e uma placa P2 tem as dimensões de 42x42 cm. Isto não é algo demasiado grande para se colocar, um à frente e outro a tras do kayak? À partida eles têm de ser colocados nos extremos do kayak de forma a sinalizar a onde está o perigo, correcto? É que parecem-me ser grandes de mais...

Vi também na net a necessidade de, por vezes, colocar sinalização luminosa nos extremos do kayak que ficam fora dos limites do veículo. Alguém já comprou algum tipo de iluminação que possa dar como opção?

Obrigado e desculpem as muitas perguntas. È a primeira vez que vou andar com um kayak "às costas". :)

MensagemEnviado: quarta abr 30, 2014 6:46 pm 
Desligado
kayaker regular

Registado: terça jul 12, 2011 11:29 am
Benvindo ricapires, se colocares bem o Kayak em cima do carro não deverás ter problemas. Como dizes são apenas 22cm, isso dá 11 cm para cada lado, ora com o kayak em cima do carro dificilmente conseguem verificar a olho, que o kayak ultrapassa 11 cm para cada lado. O que por vezes chama a atenção das autoridades é a maneira como o kayak fica em cima do carro, devido à sua fixação, ou seja nem todos os carros permitem que o kayak seja colocado exactamente ao centro do carro, portanto terás de ter isso em conta também.
No meu caso transporto um kayak de 5,70m num carro com 4,60m a até hoje nunca fui mandado parar e ando a arriscar porque não uso a placa P2. Quanto à iluminação, uso uma fita reflectora vermelha colada no casco atrás. De noite é bem visivel, mas penso que as placas P2 também o sejam.

MensagemEnviado: quarta abr 30, 2014 11:01 pm 
Desligado
kayaker master

Registado: domingo mar 01, 2009 10:16 pm
ricapires Escreveu:
(...)sto não é algo demasiado grande para se colocar, um à frente e outro a tras do kayak? (...)Vi também na net a necessidade de, por vezes, colocar sinalização luminosa nos extremos do kayak que ficam fora dos limites do veículo. (...)

Boas
Na prática ninguem utiliza o P2 à frente pois retiraria a visibilidade e poria em risco a condução. A policia sabe disso e nunca fizeram observação, nem sequer olham, quando se trata de uma viatura ligeira.
Quanto às luzes sinalizadoras (que a legislação não exige, nesta situação) tens as das bicicletas, com pilhas, que são baratas e se vendem, por exemplo, na Dechatlon.

MensagemEnviado: quinta mai 01, 2014 11:06 am 
Desligado
Kayaker recém-chegado

Obrigado pelas vossas respostas e ajuda :)

Pelo que vejo mais importante do que as medidas é definitivamente a forma como o kayak é transportado e está seguro no carro. Eu comprei o Thule Kayak Carrier só que ainda não o experimentei porque ainda não fui buscar o kayak.

Relativamente ao painel P2, tentei encontrar imagens na net que demonstrassem como é que as pessoas os colocam no carro. Encontrei um exemplo de uma carrinha que tinha o P2 atrás só que pelo exemplo, se o colocasse à frente, basicamente tapava grande parte da visibilizade de sinais de trânsito e semáforos, tal como o mistral disse. Encontrei um exemplo de transporte em http://oceankayakitalia.blogspot.pt/2011_05_01_archive.html. Penso que realmente a única alternativa é o colocar apenas na parte de atrás.

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 1:52 am 
Desligado
kayaker amador

Registado: sábado jun 21, 2014 1:11 am
Apesar do tópico já ter algum tempo continua a ser actual ... e sempre que pretendo transportar um kayak voltam sempre as dúvidas e receios ...
Acho muito bem que exista legislação apropriada, mas nesta situação e para este caso em concreto não está contemplada para transporte de kayak ... ou pelo menos carece de explicação sobre como colocar ...
Na primeira vez que transportei um kayak até correu bem ...
https://ibb.co/ee91mQ
mas se repararem a placa P2 não está junto a extremo do objecto ...

Na 2ª vez que transportei o kayak, eu coloquei a placa sinalizadora P2 atrás mas mais em cima e passado 5km tive que retirar ... a corda que prendia a placa com o desgaste "cortou" (na parte inferior do carro) e basicamente a placa estava a bater na parte de trás do carro (em plena A5). Felizmente a placa P2 que tenho era de cartão e não fez danos de maior ...
Reparem na força do vento a bater na placa quando estamos a circular!!!! mesmo como no meu caso bastante devagar, .... mesmo assim é uma força enorme
Quanto a seguir as regras, nesta vez apanhava multa na certa, e não era só a aflata do P2, e nem precisavam de fita métrica ... o meu bolinhas media 3.9 e o kayak 5.80mts ... e fiz Lisboa-Aveiro pelo IC2/N1 sem qualquer stress, e tive sorte de não encontrar a GNR em todo o trajecto ...

https://ibb.co/ee91mQ

Agora sigo regras de bom senso ... segurar bem o kayak e de forma a que esteja bem distribuido no carro. Fita sinalizadora e caso viajemos de noite, fita reflexite autocolante ...

De reparar que a polícia não anda por ai a multar por transportar bicicletas no tejadilho e se seguirem a legislação à letra, sendo a bicicleta um bem divisível deve ser transportada dentro do veículo ...

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 9:15 am 
Desligado
kayaker profissional

Registado: domingo mai 17, 2015 9:46 pm
Também ando preocupado já que o meu próximo veículo terá apenas 4m... e o C-Trek tem também 5,7m...
Estou a pensar em começar a andar com um reboque ligeiro (sem matrícula própria)... assim posso colocar andar sem me preocupar com o tamanho.

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 12:01 pm 
Desligado
Elite kayaker

Registado: domingo jun 07, 2009 12:32 pm
Pagaiossaurus Escreveu:
Estou a pensar em começar a andar com um reboque ligeiro

essa eh a melhor solucao. pode levar varios kks...o equivalente ao numero de lugares do carro, p dividir despesas e leva toda a carga num compartimento lah feito e estanque. ou entao um reboque pequeno e o kk vai em cima do carro com a proa ao nivel da frente do carro e atras n tem problema se exceder, em virtude do acrescento do reboque. e tb este leva toda a carga

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 3:10 pm 
Desligado
kayaker regular

Registado: terça jul 12, 2011 11:29 am
Os reboques são mesmo a melhor opção, mas para mim têm o inconveniente do estacionamento. No Algarve, no verão, é quase missão impossível arranjar lugar para um carro, quanto mais para carro com atrelado.

Já vai sendo altura da legislação ser alterada e permitir o transporte de kayak´s de maior comprimento.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal