Europeia ou greenlander para o surf?

Mensagem
Autor
-PFR-
Monitor
Registado: sexta mar 20, 2009 9:52 pm
Contacto:

Europeia ou greenlander para o surf?

#1 Mensagem por -PFR- » segunda jan 27, 2014 10:12 pm

Afinal no surf as pagaias europeias dão vantagem em relação às greenlanders?

Ou será ao contrário? – potência, a manobrar… :crz

Neste vídeo é feita a comparação.

Pedro

ciclista
kayaker master
Registado: sábado out 17, 2009 7:20 pm
Contacto:

Re: Europeia ou greenlander para o surf?

#2 Mensagem por ciclista » terça jan 28, 2014 1:11 pm

Neste caso as Europeias ganharam pela presença, três contra uma :D

Da minha parte não posso opinar sobre as greenlanders, pois apenas usei durante 5 minutos no máximo...

Mas cada vez mais reconheço nas grandes características a nível das greenlanders, coisas que as europeias não conseguem ter, da minha parte enquanto o projecto Volta Ibérica durar, serei 100% europeia, após o desfecho final VI pretendo continuar a usar europeia mas com algumas sessões de greenlanders :)

Acho que podíamos nós também fazer um comparativo deste género e sei de um local bem perto com condições para alguém estar a filmar!

De qualquer forma uma das vantagens que eu penso que as europeias podem ter é a esquimotagem na espuma devido à muita quantidade de oxigénio existente na água...

Se quiserem combinar isso tenho uma pagaia OPHION com BIG pás que posso emprestar :) só terão de me emprestar uma greenlanders :)

-PFR-
Monitor
Contacto:

#3 Mensagem por -PFR- » terça jan 28, 2014 9:55 pm

ciclista Escreveu:..., da minha parte enquanto o projecto Volta Ibérica durar, serei 100% europeia, após o desfecho final VI pretendo continuar a usar europeia mas com algumas sessões de greenlanders :)
Nisto não concordo contigo...
Acho que nada melhor do que uma greenlander para fazer a volta, sobretudo para longas distâncias...
Talvez ainda tivesses tempo para te adaptar e não te arrependerias certamente, nem os teus pulsos :cry:

Pedro

ciclista
kayaker master
Contacto:

#4 Mensagem por ciclista » terça jan 28, 2014 10:08 pm

Já estava a contar que fosses tocar nesse ponto :)

Se tiver preparação suficiente prefiro a europeia, mas claro que é preciso ter mesmo essa preparação, treinar como deve ser e realmente os punhos terão de aguentar essa carga de treino e horas, coisa que não é bem a minha vocação, pois sou um amador sem escola nesta vertente desportiva ou uma carreira na mesma como de um atleta da modalidade se tratasse, os punhos podem realmente não aguentar, ai uma greenlander seria realmente uma melhor opção!

Se estiver numa boa condição física e conseguir impor o mesmo ritmo de uma greenlander com uma europeia, prefiro a europeia, pois as minhas Ophion tem umas pás gigantes que fazem aquilo andar mesmo :) e depois tenho que cumprir um contrato que tenho com a OPHION.

Vamos ver como corre, caso seja necessário mudar depois falamos ;)

ciclista
kayaker master
Contacto:

#5 Mensagem por ciclista » terça jan 28, 2014 10:11 pm

Existe algum conceito de pagaia greenlander que seja mais potente ou agarre mais agua?

Já tenho algumas ideias definidas nesse sentido mas poderão não estar certas... Como uma pala mais reta e sem "curva" e talvez um pouco mais compridas, que te parece PFR?

-PFR-
Monitor
Contacto:

#6 Mensagem por -PFR- » terça jan 28, 2014 10:38 pm

Numa prova de fundo o que interessa é manter um ritmo certo satisfatório, sem desperdício de recursos físicos. Para isso nada melhor do que uma pagaia com as características de uma greenlander, na minha opinião.

Isso de agarrar mais água é enganador muitas vezes… Uma greenlander com as dimensões normais, ou seja, com as pás com a largura máxima de 9 cm e comprimento de 85 cm, por hipótese, puxa água à brava. Ao ponto de não fazer muito sentido pôr em causa o redondo das pás!

Claro que as derivações no desenho podem aumentar a potência e aí existem várias opiniões. Contudo, eu continuo a preferir a pagaia bem arredondada com dimensões limite da ordem que referi, e não creio que fiques mal servido, mesmo num kayak de expedição carregado, a não ser que estejas em guerra com o cronómetro… mas aí vais perde-la ao fim de 40Km + 50 Km + 35 Km…+ 42Km.

Pedro

Mack
Monitor
Registado: sábado mar 21, 2009 11:32 am

#7 Mensagem por Mack » quarta jan 29, 2014 9:41 am

Sem dúvida a minha escolha recai na "Greenlander", mas confesso que no meu caso nem sempre foi assim, e o Pedro sabe do que falo, pois foram várias as tentativas em que me sentia bastante inseguro e apreensivo em relação às tradicionais.

Em boa hora mudei de opinião e troquei o carbono pela madeira, por todas as razões, desde o fácil e intuitivo deslocamento em grandes distâncias, como pelo salvaguardar das articulações e massa muscular envolvidas na prática da actividade.

Em relação à área da superfície de "puxe" por assim dizer, ela pode ser igual ou superior às europeias, não dependendo a performance desse factor.
Cumprimentos

António Macau

ciclista
kayaker master
Contacto:

#8 Mensagem por ciclista » quarta jan 29, 2014 2:35 pm

Pronto, já me convenceram!

Alguém tem uma que me possa emprestar para treinar uns dias?

-PFR-
Monitor
Contacto:

#9 Mensagem por -PFR- » quarta jan 29, 2014 6:30 pm

ciclista Escreveu:Alguém tem uma que me possa emprestar para treinar uns dias?
Mas terá de ser ajustada às tuas medidas... para que possas formar uma opinião certa. :cool:

Pedro

ciclista
kayaker master
Contacto:

#10 Mensagem por ciclista » quarta jan 29, 2014 8:47 pm

Tenho essa noção porque já vos tenho estado a ouvir falar sobre o assunto :)

Primeiro gostava de usar uma emprestada que fosse perto das minhas medidas e só depois ia pensar em arranjar uma Greenlander...

Sinceramente não tenho grandes conhecimentos para me ir meter a fazer uma peça dessas e tempo muito menos, pois estou de volta do kayak da Volta que me esta meter os cabelos brancos :BangHead

Responder