Squalus

Imagem
Responder
Mensagem
Autor
Admin
Site Admin
Registado: domingo mar 01, 2009 9:58 am
Contacto:

Squalus

#1 Mensagem por Admin » segunda out 18, 2010 12:59 am

Características

Tipo - Kayak tradicional hard chine
Material - Madeira de Cedro
Peso - 15-18kg
Comprimento - 530 cm
Largura - 53 cm
Poço: N.A
Carga - N.A
Construtor: Silvério Palma
Admin

anfibio.pt
Monitor
Registado: quinta mar 26, 2009 3:29 pm
Contacto:

Re: Squalus

#2 Mensagem por anfibio.pt » terça out 19, 2010 11:13 pm

E finalmente pude apreciar o facto de navegar com o Squalus tempo suficiente e em variadas condições de mar;-)... Com o meu 1,60m e os meus cerca de 70kg... e uns 5 ou 6 kg na caixa de popa lá fomos em busca de sensações.

O mar esteve bastante calmo e o vento soprou apenas o suficiente para deixar um pequeno rasto de movimentos desordenados nas ondas que nos fizeram companhia na Travessia Aldan - Ons (Nordés Kayak/Galiza).

O Squalus demonstrou, logo de início ser um kayak bastante "húmido" pois com a facilidade com que recorta as ondas facilmente estas chegam até ao poço ( o que pessoalmente me agrada). Nestas condições pareceu-me bastante fácil manter o rumo de navegação e a já comprovada facilidade de manobra faz com que qualquer correcção do rumo seja uma tarefa muito simples.

Desta vez tinha que explorar as notáveis capacidades de manobra que este kayak permite... e lá fui eu para o meio das rochas e baixios. É simplesmente espantosa a facilidade e velocidade com que nos permite fazer mudanças de direcção. Diverti-me imenso até que uma onda me proporcionou o teste de resistência (muito suave) a um kayak de madeira vs. pequena rocha arredondada escondida na espuma... e a primeira cicatriz, digna desse nome, até me fez doer a alma. Silvério... as minhas humildes e públicas desculpas.

No segundo dia lá saímos com um pouco mais de vento e aproveitar para experimentar o mar de popa. Com o kayak carregado apenas na popa, portou-se lindamente rivalizando no surf na crista da onda com os credenciados kitiweks do Matinhas e do Dan. O Squalus apanha facilmente a onda e faz da navegação com mar de popa uma experiência divertida mas exige alguma atenção para manter o controlo.

A ergonomia do banco e o espaço para posicionar pernas e pés permitiram-me fazer os percursos de 3-4h confortavelmente.

Pelas características do kayak, classificá-lo-ia na gama dos kayaks para saídas de 2-3 dias, com uma navegação rápida e muito estável. Dado o seu baixo perfil e caracteristico volume de popa, com condições de mar mais agitado indicia ser um kayak divertido mas de navegação exigente pelo que alguma experiência é aconselhável nessas condições.

E na opinião geral é uma obra prima do design... mais uma vez obrigado ao Silvério por me permitir este prazer de luxo.

maritimus
Moderador
Registado: quinta fev 26, 2009 8:48 pm
Contacto:

Re: Squalus

#3 Mensagem por maritimus » terça out 19, 2010 11:30 pm

A minha analise em tudo é idêntica à que o Eduardo fez. Apenas quero referir o facto de que foi o 1º baixo volume onde eu me senti confortável. Foi pena não ter tido a oportunidade de analisar os poços.
Tem uma curva de estabilidade típica dos cascos facetados (Hard chine), o que quer dizer simplesmente que se cantea muito bem.

Em termos de velocidade não deixa o seu dono mal visto, muito pelo contrario. Para fazer o video, tive de acompanhar o Eduardo numa velocidade elevada, e estava a navegar num Nomura que é um kayak já por si rápido.

Resta-me referir o facto de que esteticamente é simplesmente lindo.

Os meus parabéns ao construtor. :palm
ᓴᐃᒧ

Imagem

Responder